Baixe o Caderno de Programação / Download Programming Book
Quarta-feira, 09 novembro 2016/ Wednesday, 09 November 2016
14h30-16h
- Intermidialidade, teatro e humor/ Intermediality, theater and humour
Coordenador/Chair: Fábio Uchôa (UTP)
The aesthetics of the comic music theater in the Brazillian “cinematographic reviews” Peace and Love and Chantecler (William & C., 1910)/ A estética do teatro cômico-musicado nas revistas cinematográficas Paz e Amor e Chantecler (William & C., 1910) – Danielle Crepaldi Carvalho (USP)
Candinho (1953): interações narrativas entre cinema e teatro no contexto da Vera Cruz/ Candinho (1953): narrative interactions between cinema and theater in the context of Vera Cruz – Fábio Raddi Uchôa (UTP)
A “dupla do barulho” em um novo enquadramento: chanchada, teatro, cinema e quadrinhos/ The “dupla do barulho” in a new frame: “chanchada”, theater, cinema, and comics – Ana Karicia Machado Dourado (USP)
- Intermidialidade e poéticas/Intermediality and poetics
Coordenadora/Chair: Ramayana Lira (UNISUL)
Intermidialidade queer no cinema brasileiro/Queering intermediality in Brazilian cinema – Ramayana Lira de Sousa (UNISUL)
Architect meets poet, queer cinema meets Brazilian film: considerations on transnationality and intermediality in Reaching for the Moon – Carla Bernava (USP)
The cosmopoetics of the savage spectator: missing images and anarchivic montage in Serras da Desordem, Corumbiara, Taego Ãwa and Martírio/A cosmopoética do espectador selvagem: imagens que faltam e montagem anarquívica em Serras da Desordem, Corumbiara, Taego Ãwa e Martírio – Marcelo R. S. Ribeiro (Faculdade Araguaia)
16h30 – 18h
Conferência/Keynote Speech – Ian Christie (Birkbeck College, University of London)
Quinta-feira, 10 novembro 2016/ Thursday, 10 November 2016
09h -10h30
Conferência/Keynote Speech – Lúcia Nagib (University of Reading)
11h-12h30
- IntermIdia Project 1: Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar), Margarida Adamatti (UFSCar) e Rafael de Luna Freire (convidado, UFF /guest speaker, UFF)
- Intermidialidade e a escrita do cinema / Intermediality and film writing
Coordenadora/Chair: Débora Ferri
O cinema em palavras de Joaquim Pedro de Andrade – Joaquim Pedro de Andrade’s cinema in words – Douglas de Magalhães Ferreira (UNESP)
O “Augusto Matraga” de Guimarães Rosa, Roberto Santos e Vinícius Coimbra/ The “Augusto Matraga” of Guimarães Rosa, Roberto Santos and Vinícius Coimbra – Débora Ferri (UNESP)
Por uma problematização do estatuto do roteiro/ For a problematization of the script’s statute – Cristiane Passafaro Guzzi (UNESP)
14h30-16h
- IntermIdia Project 2: Flávia Cesarino Costa (UFSCar), John Gibbs (UoR), Suzana Reck Miranda (UFSCar)
16h30-18h
Conferência/Keynote Speech – João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)
18h00-19h
Paineis/Posters
Investigations on silent cinema and contemporary Brazilian musical-sound works in light of ancient texts – Clemie Blaud (USP)
Com tudo o que vem antes: modelização e incorporações subversivas em Xica da Silva/
With all that comes before: modeling and subversive incorporations in Xica da Silva– Mariana Queen Nwabasili (USP)
Sensorialidade e tensão narrativa inconclusa: convergência entre realismo e horror em filmes brasileiros e argentinos/ Sensoriality and unfinished narrative tension: convergence between realism and horror in Brazilian and Argentine films – Fernanda Sales Rocha (USP)
Sexta-feira, 11 novembro 2016/ Friday, 11 November 2016
9h-10h30
- IntermIdia Project 3: Samuel Paiva (UFSCar), Albert Elduque (UoR), Lisa Purse (UoR)
11h-12h30
- IntermIdia Project 4: Alison Butler (UoR), Stefan Solomon (UoR), Cecília Antakly de Mello (convidada, USP/guest speaker, USP)
- Intermidialidade, crítica e teoria de cinema / Intermediality, film criticism and film theory
Coordenador/Chair Alfredo Suppia (Unicamp)
Intermidialidade e teoria clássica do cinema: revisando algumas polarizações/ Intermediality and classical film theory: revising some polarizations – Alfredo Suppia (Unicamp)
Cinema, literatura e crítica cinematográfica em Vidas Secas/ Cinema, literature and film criticism in Barren Lives – Atílio Avancini (USP)
O livro Cinema de Invenção e os filmes de Jairo Ferreira/ The book Cinema de Invenção and the films of Jairo Ferreira – Renato Coelho Pannacci (Unicamp)
14h30-16h
9.Intermidialidade e estética / Intermediality and aesthetics
Coordenadora/Chair: Alessandra Brandão (UFSC)
A voz fantasmal da música popular no cinema brasileiro contemporâneo/ The phantom voice of popular music in Contemporary Brazilian Cinema – Alessandra Brandão (UFSC)
Maneirismo: estado da imagem cinematográfica em hibridização com o vídeo/ Mannerism: state of cinematographic image in hybridization with video – Cyntia Gomes Calhado (PUC-SP/FIAM-FAAM)
Intermediality and deviation in Eduardo Coutinho’s Cinema: A study of “Moscow” (2009)/ A Intermidialidade e desvio no cinema de Eduardo Coutinho: Um estudo de “Moscou” (2009) – Thalita Cruz Bastos (UFF)
- Intermidialidade e política(s) / Intermediality and politics
Coordenador/Chair: Marcelo Prioste (PUC-SP)
Working class iconography at the Brazilian militant cinema in the 1970s: traces of a gender perspective through intermediality/ Iconografia operária no cinema militante paulista dos anos 1970: vestígios sobre uma perspectiva de gênero através da intermidialidade – Regina Egger (USP)
Banco Imobiliário: discurso e ‘gameficação’ no cinema documentário/ Banco Imobiliário: discourse and ‘gamification’ in the documentary film – Marcelo Prioste (PUC-SP)
Deriva e sobrevivência: por uma síntese do contemporâneo no filme Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança/Adriftness and Survival: a synthesis on the contemporary in the film Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança – Reinaldo Cardenuto (FAAP)
16h30- 18h
Conferência/Keynote Speech – Martine Beugnet (Université Paris Diderot – Paris 7)